Record 55 anos - Especial Novelas

As novelas da Record, sempre foram bem aceitas pelo público, hoje você vai saber um pouco mais das novelas da Record desde 2004 com "A Escrava Isaura" até hoje com "Os Mutantes".



A Escrava Isaura - 2004

A novela escrita por Tiago Santiago, foi a primeira da nova fase da Record, exibida ás 19h30 a novela fechou com ótimos 13 pontos de média. Entre os atores estava Bianca Rinaldi que fazia sua primeira protagonista na Rede Record.

A novela foi reprisada 2 vezes, na primeira reprise marcou 7 pontos, e na segunda exibição marcou 5 pontos.

Foi um grande sucesso em Portugal, atingindo 50% de share para a RTP1. Foi transmitida no horário das 14:30h.

Essas Mulheres - 2004

Novela escrita por Marcílio Moraes, foi uma das melhores produções da Rede Record, foi exibida no horário das 19h30.

Em sua exibição original, no ano de 2004, "Essas Mulheres", teve uma audiência modesta se for comparada com a sua antecessora, "A Escrava Isaura", que por seguidas vezes teve picos que ultrapassavam os 20 pontos do ibope. Com uma exibição mais discreta, a novela de Marcílio Moraes, fechou com média geral de 10 pontos, sendo considerada pela Record, uma média satisfatória para o horário.

A novela foi reprisada em 2007, mas logo saiu do ar, marcou apenas 3 pontos de média.

Prova de Amor - 2005

A novela escrita por Tiago Santiago, foi um sucesso de audiência, e em faturamento, foi a primeira novela contemporânea da Record. A novela foi exibida no horário das 19h15, mais no fim dos seus capitulos chegou a ser exibida ás 19h30.

A novela marcou média de 17 pontos tendo picos de até 25 pontos.

A novela fecharia com 143 capítulos, mais com a audiência em alta, a trama foi esticada em 54 capítulos, somando 197. Só que a Rede Record a esticou em mais 32 capítulos, finalizando em 229 capítulos.

Bicho do Mato - 2006

A novela escrita por Bosco Brasil e Crisitianne Fridman, foi exibida primeiramente ás 19h30, mas com o passar do tempo foi para ás 20:30, chegou a ser exibida apenas com 45 minutos.

A novela teve locações em Mato Grosso, percorreu a cidade de Nobre, Chapada dos Guimarães, Pantanal e Cáceres. A maioria das locações estava situada nos arredores da rodovia Transpantaneira, a principal da região. Foram muitos os problemas com insetos e animais que atormentaram elenco e produção nas gravações.

Mais de cem pessoas fizeram parte da equipe que viajou para o Pantanal para gravar as primeiras cenas da novela Bicho do Mato. Os profissionais embarcaram literalmente na aventura de gravar diante de paisagens tão exuberantes quanto a do Pantanal Mato-grossense. Para uma gravação, realizada no Ronco do Bugio, no Km 32 da Transpantaneira, a equipe contou com 200 figurantes, um avião bimotor e toda estrutura de uma típica festa pantaneira.

Em Volta Redonda, no sul do Rio de Janeiro, a Record construiu uma fazenda cenográfica que fazia parte da trama, nela eram gravadas as cenas do núcleo rural. A tribo fictícia dos Guaporás foi erguida no mesmo local.

Bicho do Mato encerrou as duas primeiras semanas no ar com 13 pontos de média no ibope e 20% de share (participação das televisões ligadas no canal), recorde da emissora até então. No mesmo período, "Prova de Amor" sua antecessora alcançou 11 pontos na audiência e 18% de share.Porém com o tempo a audiência caiu gradativamente,oscilando entre 8 e 11 pontos,só voltando a subir com o incremento na ação e no suspense da trama,voltando para entre 12 e 15 pontos.

O último capítulo de Bicho do Mato teve a melhor audiência desde a estréia. Foram 18 pontos de média, 20 de pico e 26% de participação no horário das 20h40 às 22h20. A novela fechou com 11 pontos de média.

Alta Estação - 2006

A primeira novela com estilo voltado ao jovem da Record, escrita por Margareth Boury. A novela foi exibida em vários horários, ás 18h30, 19h00 até ás 19h30 foi exibida. Teve 162 capítulos.

A história, inspirada no cotidiano de jovens universitários, contava de forma bem-humorada a rotina de um grupo de seis amigos - três rapazes e três moças - envolvidos com problemas típicos da idade, como carreira e paqueras.

A novela fechou com 6 pontos de média.

Cidadão Brasileiro - 2006

Novela escrita por Lauro César Muniz, teve 210 capítulos, começou sendo exibida ás 20h30, e no últimos capítulos foi exibida ás 22h. Durante o horário político foi exibida ás 21h15.

Com Cidadão Brasileiro, a Rede Record inaugurou um segundo horário de telenovela nacional.
O último capítulo da novela foi ao ar na segunda-feira, 20 de novembro, com a substituta estreando na terça.

No capítulo de estréia (que durou 1h05 e não teve intervalos), Cidadão Brasileiro marcou 15 pontos de média e 23 pontos de pico. Passados cem capítulos, a novela se manteve num patamar estável, marcando diáriamente 12 pontos de média.

Com o fim do Horário Político, Cidadão passou a ser exibida mais cedo (às 20h45) e a novela voltou aos 10 pontos. Já na sua reta final, a novela mudou novamente de horário, passando a ser exibida às 22 horas.

Mesmo assim, audiência de ambas as novelas continuou a mesma e Cidadão manteve-se nos 11 pontos. O último capítulo da novela, teve altos índices de audiência, com 13 pontos de média e 14 de pico em SP.

Luz do Sol - 2007

A novela escrita por Ana Maria Moretzsohn, foi exibida no horário das 20h30, passando tmabém por mudanças e chegando a ser exibida ás 21h. A novela teve 210 capitulos.

Luz do Sol fechou com 9 pontos de média. Ainda em audiência no último capítulo a novela marcou 16 pontos de média com 22 de pico e foi exibida das 21h36 às 22h20.

Vidas Opostas - 2007

Foi mais uma novela escrita por Marcílio Moraes, foi exibida já no novo horário de novelas da Record ás 22h.

Em "Vidas Opostas" a Rede Record decidiu fazer uma grande homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque. Ele assina toda a trilha sonora da novela. A idéia foi de Márcio Vip Antonucci, produtor musical da novela e grande amigo de Chico. Duas canções serão cantados pelo próprio Chico Buarque: "Ode aos Ratos" e "Porque Era Ela, Porque Era Eu". As demais músicas serão interpretadas por outros cantores, em versões originais ou regravações, mas todas com a autoria de Chico Buarque.

A Rede Record reprisou o primeiro capítulo da novela, um dia depois da estréia, durante o programa Tudo a Ver. Logo após a reprise, entrou no ar o segundo capítulo da novela.

A novela tem um recorde de audiencia na Rede Record, seu ultimo capitulo marcou 25 pontos no Ibope com picos de 29, marca não atingida por nenhuma outra trama da emissora até agora.

Amor e Intrigas - 2007

A novela Amor e Intrigas foi escrita pela novata Gisele Joras e teve 211 capítulos.

Amor e Intrigas sofreu quatro grandes alterações no seu horário de exibição. A novela foi exibida as 20h40, depois foi para ás 21h30. Com a estréia de Os Mutantes, a novela passou a ser exibida a partir das 21h50. E com a estréia de Chamas da Vida, a novela passou a ser exibida a partir das 22h35 até o dia do seu término.

A telenovela foi um dos maiores sucessos da Rede Record. Quando exibida às 21 horas, registrava médias entre 10 e 14 pontos no ibope (onde cada ponto representa 55 mil lares). Após sua mudança para as 22 horas, a novela passou a registrar médias entre 17 e 20 pontos. Sua média geral foi de 14 pontos na Grande São Paulo,um aumento de 5 pontos em relação à sua antecessora Luz do Sol, que fechou com 9 pontos.

Se tivesse sido exibida desde o começo no horário das 22 hrs,de acordo com as médias obtidas nesse horário,teria fechado com uma média geral de 17 pontos.

Amor e Intrigas foi a décima produção da Rede Record na sua nova fase.

O jogo do bem contra o mal nunca foi tão intrigante. Seu destino é você quem escreve. Com esse simples slogan, a Record deu largada na divulgação da sua nova novela. Intensas divulgações invadiram a telinha da Record. Primeiro com simples teasers, depois apresentando os personagens e por fim, chamadas de história e de elenco.

Caminhos do Coração - 2007

A novela de Tiago Santiago teve 240 capitulos e foi exibida ás 22h, tendo seu último capítulo exibido numa segunda-feira ás 20h40.

No dia 6 de fevereiro de 2008, Caminhos do Coração entrou para a história. Foi a primeira novela da Record a liderar na média geral do ibope. Neste dia, a novela registrou 22 pontos de média, contra 20 pontos da emissora "Q", que exibia um jogo de futebol. Em seu pico de audiência, Caminhos do Coração registrou 27 pontos, ante 15 da emissora "Q".

Seu último capítulo conseguiu uma média de 23 pontos no ibope. Foi o segundo maior índice de audiência de uma novela da Record, perdendo apenas para o último capítulo de Vidas Opostas, que conseguiu uma média de 25 pontos. O alto índice de audiência da novela fez com que a emissora "Q" conquistasse seu pior índice de audiência na estréia de uma novela das oito.

Chamas da Vida - 2008

Esta foi a segunda novela escrita por Crisitianne Fridman, começou sendo exibida ás 21h45, atualmente é exibida ás 22h15.

A telenovela se situa no Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, tendo como cenários bairros como Tinguá, Urca e Flamengo. Tinguá é um dos grandes destaques da trama, com a corporação de bombeiros da qual faz parte o protagonista, Pedro, sendo responsável por essa área, onde também se situa a Reserva Biológica de Tinguá, local das primeiras cenas que foram ao ar (uma simulação de resgate).

De acordo com dados do biope referentes a audiência de SP, o capítulo de estréia de Chamas da Vida registrou uma média de 19 pontos e pico de 21, com 28% dos televisores ligados da cidade sintonizados na Record durante a exibição da novela.

O segundo capítulo da novela também obteve 19 pontos de média e 21 de pico quanto aos dados referentes à mesma cidade. Já no terceiro capítulo, a audiência declinou um pouco de acordo com os mesmos dados, tendo a novela registrado uma média de 17 pontos e pico de 19, com 25% dos televisores ligados da cidade sintonizados na Record.

O capítulo do dia 14 de agosto de 2008 ficou oito minutos em primeiro lugar na audiência da Grande São Paulo, marcando 18 pontos de média e 21 de pico.O capítulo em que Ivonete dá um tapa em Vilma e ela revida atingiu 15 pontos com picos de 19 no Ibope.

Ao longo de suas duas primeiras semanas, Chamas da Vida foi exibida sem intervalo comercial. A telenovela permaneceu por mais de 40 minutos no ar sem qualquer tipo de interrupção.

Os Mutantes - Caminhos do Coração - 2008



A novela escrita por Tiago Santiago é uma continuação de Caminhos do Coração, sua estréia foi ás 20h40, no dia 3 de junho de 2008. Atualmente é exibida ás 21h15.

Bianca Rinaldi interpreta personagens gêmeas, a mutante do bem, Maria, e a mutante do mal, Samira.

A abertura da novela, tem o sentido dos mutantes "invadindo a cidade de São Paulo". Já seus créditos, são feito por sequências de ordem alfabética masculina e feminina.

A nvoela estreiou com 24 pontos de média, com 27 pontos de pico, sendo uma das melhores estréias da Record. Atualmente a novela atinge 14 pontos de média com picos de 19.

Você conferiu neste especial, curiosidades das novelas da Record desde a sua retomada em 2004, muitos sucesos, e novelas com qualidade, essa é a Record.

Amanhã você confere mais um especial do Record no Blog!

Texto adaptado pelo Record no Blog/Imagens: Arquivo

2 Comentários:

28 de setembro de 2008 às 00:12 Anônimo disse...

Muito legal esse Especial Novelas que vocês fizeram. É muito importante dar o devido valor ao esforço e investimento que a Record vem fazendo na criação e solidificação de seu núcleo de dramaturgia. Pena que mudar o hábito das pessoas é algo muito difícil e, até hoje, muita gente ainda não se permitiu descobrir as novelas da Record. E, como nem tudo é perfeito, e o próprio especial deste site aponta este "defeito", a Record precisa urgentemente definir os horários de suas novelas e investir na divulgação de seus capítulos diários durante toda a programação... Acredito que a melhor estratégia seria apresentar uma novela no horário do Jornal Nacional, o Jornal da Record no horário da novela das nove da Globo, seguida pela novela das dez, como o carro-chefe da casa. Mas os executivos da emissora parecem mais interessados em bater de frente com a concorrente e acabam perdendo muito em sua teimosia (santa cabeça-dura, Batman!)... Para concluir, só um detalhe: tenho certeza de que se o SBT não tivesse desenterrado o "Pantanal" da finada Rede Manchete, a novela "Chamas da Vida" estaria bombando em audiência... Parabéns à Rede Record e, pelo amor de Deus, não deixem o acordo com a Televisa colocar por terra o respeito que já conseguiram conquistar pela classe artística brasileira! Sorry se falei demais.

8 de outubro de 2008 às 12:31 Anônimo disse...

assim voceis deviam colocar um video do capitulo que vem entende mais tah bom,a e os bebes vao voltar velhos? nao vai fica legal mais.
A E O EUGENIO MO GATINHO AQUILES TAMBEM

BJS OBRIGADO POR LER