Saiba como que a Rede Record cresceu na audiência!

Matéria Especial:A Record cresce cada vez mais enquanto a Rede Globo sofre uma inédita queda de participação na audiência em 2007. Tais dados são revelados na matéria publicada na revista ‘Carta Capital’, em que compara a queda da Globo como a “luta do rochedo contra o mar”. E mais: a reportagem comprova a queda da curva do número de espectadores da “Vênus Platinada” e retrata a ascensão da Record, que avançou 23% no horário nobre, na região metropolitana de São Paulo, e 22,5% no total nacional, nos oito primeiros meses deste ano, na comparação com 2006. No acumulado do dia, sob a mesma referência do cálculo da Globo, a Record amplia a participação em 28%, em São Paulo, e 27%, no Brasil, de um ano para o outro. “As tentativas de encurtar as distâncias entre os índices de audiência começam a gerar sinais de erosão na pétrea estrutura da Globo”, afirma a reportagem. Ao tentar publicar a reportagem no jornal ‘Meio & Mensagem’, especializado em mídia, o repórter Alisson Ávila foi barrado pela direção e demitido, segundo informações do site ‘Comunique-se’.

Globo perde 7,3% em âmbito nacional

A ‘Carta Capital’ reproduziu ainda que a emissora global, mesmo sem ver afetada a folga na liderança, perde participação de mercado e enaltece os bons índices alcançados pela Record. A revista menciona a queda do SBT e ressalta a montagem de um “cenário para um acirramento muito maior da disputa a longo prazo”.


A reportagem citou as conclusões da análise dos dados do Ibope Telereport, interpretados em perspectiva de janeiro de 2005 até agosto de 2007, a partir do filtro mais utilizado pelo mercado de propaganda na hora de definir quanto de dinheiro será investido em cada rede: o chamado share de audiência das emissoras. Ele retrata a participação de mercado (quantidade de espectadores), em pontos percentuais, que as emissoras televisivas possuem.

Tomando por base essa diretriz, Alisson Ávila mostra que, na Grande São Paulo, a Globo sofreu uma queda de 9,5% no chamado horário nobre (das 6 da tarde à 1 da manhã), quando se compara a média de janeiro a agosto de 2007 ao mesmo período de 2006. Em âmbito nacional, a perda global foi de 7%. Estendida a referência para o dia inteiro (das 6 da manhã à meia-noite), descobre-se que o share caiu 10,5% na Grande São Paulo e 7,3% no total nacional.

A matéria comprova que os dados são praticamente públicos: qualquer agência de publicidade ou veículo de comunicação pode comprar os sistemas de pesquisas do Ibope e selecionar determinados filtros, gerando dados que permitam a comparação. Além disso, o repórter explica a falta de publicações das informações. “O detalhe é que esses números, segundo as regras do mercado, não podem ser divulgados publicamente, ou seja, devem circular apenas à boca pequena”, diz a reportagem.

Matéria divulgada pela Folha Universal/Imagem:Arquivo

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